domingo, 11 de maio de 2008

Coisinhas de Cemitério

Olá pessoal,
vou contar algumas coisas que aconteceram comigo hoje no dia das mães.

Como todos os anos já é de costume a minha tia ir ao cemitério levar flores a campa onde minha avó e minha mãe estão enterradas. Tem ano que eu a acompanho, e tem ano que não . Aliás não sou do tipo que fica indo em cemitério levar flores, pois acredito que nada tem alí além de matéria, mas gosto de acompanhar minha tia, e cada ida ao cemitério com ela é só risadas do começo ao fim.


Como sou uma pessoa espiritualista não vejo essas datas como algo triste, amava muito minha mãe e minha avó, mas não vejo a passagem delas como perda, e sim como uma breve despedida.

Bom...

.....essa minha tia insiste em ir ao Tatuapé Garden comprar flores antes de irmos ao cemitério que fica em frente , ela diz que alí as flores tem outra energia do que as da floricultura que vendem coroas para velório.



Compramos as margaridinhas de sempre e levamos junto com os insensos que minha tia leva para acender .





A gente sempre se perde para achar a campa . Que quadra é mesmo??? Rua???Número???


Roda ....rodaaaaaa pra cá , pra lá .....achamos !!!

Mas , cadê o fósforo para acender os insensos ????

Ela esqueceu de pegar .

Paciência , vai sem insenso mesmo !!!!!

Olhei para trás , acreditem ou não, havia uma caixinha de fósforo novinha em cima de uma campa. Chamei a atenção da minha tia e falei assim :


- Má, você não vai acreditar. ( Má , é como costumo chamar minha tia, pois o nome dela é Marcia , não tenho o costume de chama-la de tia ).

Ela respondeu : O que ?

- Tem uma caixa de fósforo atrás de você !!!!

Pronto, ela ficou pasma , quase não acreditou e soltou a pérola:

- Tá vendo como a vovó gosta que eu acenda insenso.

( Ela tirou essa idéia de acender insenso , quando viu uma família de japonêses acendendo insenso uma vez num túmulo, então sempre quando vamos lá ela acende ).
A gente só fala besteira....e rimos muito......nesses lugares. Todas as pessoas ficam sérias e a gente dando gargalhada.

Foi aí que encontramos um coveiro, e perguntamos sobre como comprar uma campa , ele começou a falar e não parava mais.....


...contou muitas histórias pra gente, como :

- Moram mais de 15 pessoas no cemitério, dentro daquelas capelinhas abandonadas.

- Mais de 20 pessoas por ano se matam dentro do cemitério.

- Casais entram para transar.

- Pessoas que lá moram , comem os frangos das macumbas, e bebem os vinho e vodcas deixados junto com essas oferendas.


- Existem tumulos chamados perpétuos : uma pessoa só é entrerrada lá, e nunca mais pode-se abrir , enterrar mais ninguém , nem vender, nem nada !!!


Ele falou também sobre morte, bem , mal e vida..........a gente se surpreendeu com a conversa dele, sua inteligência e educação .


E como sempre , minha tia quis voltar para o Tatuapé Garden, e dar umas voltas por lá, pois ela diz que tira a energia do cemitério. rsrss. Só ela mesmo.!!!!


Foi isso.

Beijos a todos .

7 comentários:

Leuuooo disse...

E no fim a ida ao cemitério deixa de ser uma "mera visita", mas uma socialização com uma Figuraça como a sua tia

E o feliz dia das mães, fica nas sensações , no abraço quando se tem mãe ao lado, ou na memória em diversas recordações quando o espaço fisico impede o abraço, mas naum a sensação de conforto que certas pessoas nos trazem

Oteeemo domingo

C.J. disse...

O lance dos nipônicos queimarem incensos para honrar seus ancestrais sempre foi interessante para mim.
Mas nunca havia pensado nisso dessa forma antes, agradeça a sua tia.
Abraços.

RenatOOO disse...

XUXUUUUUUUUUUUU
eu nao tinha visto o post do gongo......... kkkkkkkkkk QUE GONGO BIIIIIIII hahahahahah
morri de rir com seu fds cagado! os meus nao andam sendo dos melhores tb! mas esse fds tudo mudará! (pq eu vou fazer um trabalho, um ebó, alguma coisa)
E essa sua tia caricata no cemiterio gente?
é tudo oq se precisa pra ir num!
depois te mando nossa foto
bjaozao!

Tarco Rosa disse...

Olá, amigo, estou um pouco distante dos computadores... Inúmeros compromissos, mas obrigado pela visita. Gostei das "coisinhas de cemitério". parece bobabem, mas põe a gente a pensar em um monte de coisas, não?

SP disse...

:)

um abraço...

André Mans disse...

gente
dá pra fazer uma novela sobre
hasuahsuahsuahsuahsauh

Thiago Gagante disse...

Achei vc por aqui... Agora q sou moderno posso "ler" vc sempre!!!

: )